Perguntas frequentes

 

 

 

1 – A partir de quantos anos posso fazer o curso de bombeiro civil?

Resposta: 18 Anos

2 - Tem altura mínima?

Resposta: Não

3 - Quais as exigências para realizar o curso?

Resp.: Ensino fundamental, possuir boa condição física e boa saúde.

4 - Onde o curso é realizado?

Resp.: A teoria e algumas aulas práticas são realizadas na sede da escola em Timóteo, a última prova prática é realizada em nosso CT na cidade de Belo Horizonte – MG.

5 - Qual a carga horária do curso?

Resp.: O curso de Brigadista profissional possui carga horária de 179 horas, conforme legislação estadual (MG). (Ver Pergunta 10)

6 - Isso é um curso ou um concurso?

Resp.: Curso profissionalizante

7 - Onde posso trabalhar depois de formado?

Resp.: Após aprovado no curso de formação de bombeiro civil o profissional estará habilitado nos termos da lei a atuar em empresas, shoppings, faculdades, hospitais, grandes lojas, supermercados e até cidades onde tenha disponível uma unidade de bombeiro civil.

8 - Brigadista profissional e Bombeiro civil  são a mesma coisa?

Resp.: Sim. O bombeiro civil é toda pessoa pertencente a uma empresa prestadora de serviço, ou da própria administração do estabelecimento, com dedicação exclusiva, que presta serviços de prevenção e combate a incêndio, abandono de área, primeiros socorros e atendimento de emergência em edificações e eventos e que tenha sido aprovada no Curso de Formação de Bombeiros Civis, o nome Brigadista Particular nasceu de forma exclusiva no estado de Minas Gerais de acordo com a portaria 50 do CBMMG, mas é o mesmo que Bombeiro civil.

9 - Brigadista Profissional e brigadista orgânico são a mesma coisa?

Resp.: Não. O brigadista orgânico é pessoa pertencente à brigada de incêndio que presta serviços, sem exclusividade, de prevenção e combate a incêndio, abandono de área e primeiros socorros em edificações e que tenha sido aprovada no Curso de Formação de Brigada de Incêndio, com carga horária de 20 a 32 horas de treinamento.

Brigadista Profissional (Bombeiro civil): grupo organizado de bombeiros civis, assim definidos pela Lei Federal 11.901, de 12 de janeiro de 2009, que exercem, como empregados contratados diretamente por pessoas jurídicas de direito público ou privado, em caráter habitual, função remunerada e exclusiva de prevenção e combate a incêndio com atuação restrita aos limites da propriedade a que estiver vinculado, inclusive naquela em que seja realizado evento temporário.

10 - Como funciona a formação EAD de bombeiro civil? 

O curso de formação de Bombeiro Civil  é realizado no formato semipresencial, atendendo a portaria 54 do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais e as demais legislações vigentes.

O módulo teórico é realizado no formato EAD, onde todo o conteúdo para estudo será disponibilizado em uma plataforma moderna e de fácil uso, que conta com um suporte para os alunos. A plataforma pode ser utilizada no celular, tablet e no computador.

O módulo prático será realizado presencialmente aos finais de semana em nosso centro de treinamentos  localizado em Timóteo/MG.

O curso terá a duração total de 3 meses, com aulas teóricas on-line e 2 encontros presenciais (mensal) aos domingos. Totalizando 6 encontros em Timóteo e um encontro em BH para prática final.

O que você ganha de bônus no modulo EAD?

  10 arquivos editáveis - modelo de ocorrência - inspeção em extintores - check list e apostilas complementares.

 Curso de LIBRAS - Inclusão na profissão de bombeiro civil.

11 - Até que horas posso fazer minha inscrição?

Resp.: Na Minas Prevenção trabalhamos com a pré-inscrição online, clique no link abaixo e garanta sua vaga.